5 Alimentos Que Podem Desaparecer Devido ao Aquecimento Global
O crescimento desenfreado da população, somado ao uso de energias poluidoras e a um estilo de vida não sustentável, são as principais causas do aumento da temperatura média da atmosfera do planeta, fenômeno conhecido como aquecimento global.
Esse efeito já tem causado inúmeros prejuízos para a vida na Terra, mas isso é apenas o começo. Especialistas esperam que mais perdas e desequilíbrios aconteçam em um futuro próximo.
Você sabia que alguns alimentos muito consumidos atualmente podem deixar de existir nas próximas décadas? Especialistas acreditam que o aquecimento global pode afetar diretamente as plantações de muitos vegetais e cereais, levando à extinção de alimentos muito apreciados atualmente. Veja uma lista de alimentos ameaçados, baseada em informações do site ‘Segredos do Mundo’ do portal R7.
Alimentos Que Podem Sumir
1. Salmão
O salmão é um peixe típico de águas frias. Com o aumento das temperaturas dos oceanos, os peixes de águas mais frias, como o salmão, começam a enfrentar problemas de reprodução. Isso torna o salmão cada vez mais raro e, consequentemente, mais caro para o consumidor final.
2. Mel
A vida das abelhas está em risco devido aos efeitos das atividades humanas na natureza. A poluição e o uso de agrotóxicos têm afastado as colmeias e reduzido a longevidade das abelhas, ameaçando assim a produção de mel.
3. Cerveja
Seu happy hour pode mudar para sempre. A cerveja corre o risco de deixar de ser fabricada a longo prazo devido ao aquecimento global. A razão é simples: as plantações de lúpulo estão ameaçadas, e os reservatórios de água potável do mundo estão diminuindo. Alguns cientistas já pesquisam a possibilidade de substituir o lúpulo pelo milho transgênico.
4. Chocolate
Se você é fã de chocolate, aproveite enquanto ainda está disponível. Estudos indicam que o cacau, principal ingrediente do chocolate, pode desaparecer devido ao clima e às práticas agrícolas inadequadas. As maiores plantações de cacau estão em regiões muito pobres, onde o solo não recebe o descanso necessário para conservar seus nutrientes.
5. Café
Até o nosso cafezinho diário está ameaçado pelo aquecimento global. Cientistas explicam que o uso excessivo de agrotóxicos e as temperaturas altas estão fortalecendo fungos que atacam as plantações de café. Países como a Etiópia e a Índia já reduziram suas produções por esse motivo.