17 inimigos dos dentes que vão surpreender você
Tudo o que você come ou bebe reflete em sua saúde. A atenção com os hábitos alimentares é uma tendência das novas gerações, que têm acesso à informação. Essa é uma boa notícia, especialmente quando se trata da saúde bucal. Afinal, um sorriso bem cuidado e confiante abre muitas portas. Para manter sua boca e seus dentes bonitos e resistentes, o principal é manter uma rotina de higiene oral eficiente. Escovar sempre os dentes após as refeições, mantendo-os limpos e livres da placa bacteriana, é fundamental. Usar fio dental ao menos uma vez ao dia e visitar o dentista a cada seis meses são complementos indispensáveis. Porém, para não desperdiçar todos esses cuidados, identifique e afaste-se destes 17 inimigos dos dentes.
Alimentos Inimigos dos Dentes
1. Sucos Cítricos em Excesso
As frutas cítricas são muito benéficas à saúde, pois fornecem nutrientes e vitaminas. Porém, são abrasivas e podem desgastar o esmalte dos dentes. Por isso, consuma com moderação e cuide da boca após o consumo.
2. Vinagre
Esse produto costuma ser consumido em excesso por algumas pessoas na alimentação diária. Como é muito ácido, pode agredir a camada protetora dos dentes.
3. Chás Escuros e Café
Essas bebidas, que fazem parte da dieta da população, pertencem ao grupo de bebidas pigmentadas e podem produzir manchas nos dentes.
4. Catchup
Alguns molhos e temperos, incluindo o catchup, possuem ingredientes prejudiciais aos dentes. Entre seus componentes estão o vinagre e o ácido acético, portanto, devem ser evitados, assim como o curry.
5. Pipoca
Pipocas, especialmente as temperadas, são ricas em carboidratos e açúcares que, quando fermentados, formam o ácido láctico, prejudicial aos dentes. Além disso, a pipoca é pegajosa e pode deixar resíduos entre os dentes, então escove-os após a sessão de cinema.
6. Massas e Pães
Assim como a pipoca, massas e pães também podem formar ácido láctico. A recomendação é realizar a limpeza dental sempre que consumir esses alimentos.
7. Chicletes e Guloseimas
Os doces e chicletes devem ser evitados, mesmo os sem açúcar, que devem ser mascados por um período curto, pois podem causar erosão no esmalte dentário.
8. Gelo
Embora o gelo seja água e, portanto, não contenha componentes prejudiciais, mordê-lo pode ser perigoso, causando rachaduras e fraturas nos dentes.
9. Água Mineral
O processo de purificação da água engarrafada torna-a mais ácida. Além disso, a água mineral é geralmente ausente de flúor, que é adicionado à água da torneira, tornando esta última mais benéfica ao consumo.
10. Frutas Secas
Frutas secas são saudáveis, mas podem ser muito açucaradas e contêm fibras de celulose não solúvel. Prefira as frutas frescas.
11. Vinho
Os vinhos escuros podem pigmentar os dentes, enquanto os brancos são geralmente mais ácidos. Ao saborear um vinho, escolha alimentos menos coloridos para acompanhar e minimizar os efeitos da bebida sobre a cor dos dentes.
12. Batatas Chips e Salgadinhos
Após serem mastigados, esses alimentos se transformam em uma massa pegajosa que gruda nos dentes, facilitando a formação de cáries.
Hábitos Inimigos dos Dentes
13. Cigarro
A nicotina e os diversos componentes do cigarro favorecem o aparecimento de manchas e escurecem o esmalte dos dentes, além de prejudicarem o tecido das gengivas.
14. Escovas Duras
Ao comprar uma escova, escolha uma macia. Escovas muito duras machucam a gengiva e podem desgastar o esmalte dos dentes se usadas com força.
15. Bruxismo
Quem sofre do hábito involuntário de ranger os dentes deve procurar tratamento especializado, pois o bruxismo pode causar desgaste e fraturas nos dentes, além de fortes dores no rosto.
16. Roer Unhas e Morder Objetos
Esses hábitos são anti-higiênicos e expõem você ao risco de contaminação por vírus e bactérias, além de serem nocivos aos dentes, causando lascas, quebras e fraturas.
17. Mastigar Apenas de um Lado
Esse hábito involuntário desequilibra o esforço da mandíbula. Um dentista deve ser consultado para avaliar as possíveis causas desse costume.