Ética: Hackers e Crackers
Esses termos são comuns na área de informática, mas geram bastante confusão. Muita gente acha que hacker (a palavra "hack" foi criada na década de 50 para descrever modificações inteligentes em relés eletrônicos) e cracker (cracking = quebra) significam a mesma coisa. Na verdade, o termo hacker refere-se a alguém que modifica programas através de técnicas simples e inteligentes com o intuito de melhorá-los. Normalmente, o hacker é uma pessoa do lado bom, enquanto o cracker é uma pessoa sem ética ou escrúpulos.
Os hackers e crackers são pessoas inteligentes; porém, enquanto os hackers usam sua inteligência para o bem, os crackers a utilizam para o mal.
Existem diversos relatos de sites que são invadidos diariamente por crackers. Na maioria das vezes, quando um site é invadido, são colocadas mensagens ofensivas (muitas vezes relacionadas à política) nesses sites, com "assinaturas" do cracker que invadiu o sistema. O Pentágono e o FBI nos Estados Unidos já foram invadidos por crackers diversas vezes, resultando em prejuízos incalculáveis. Ao invadir um site, o cracker assume um determinado nível de controle desse site, que pode ser parcial ou total. Se a invasão for total, o prejuízo será, com certeza, muito maior.
Muitos hackers são contratados por sites para descobrir vulnerabilidades que crackers poderão utilizar para invadir esses sistemas. Nesse caso, o hacker realiza uma boa ação, ajudando o site a se tornar mais seguro.
Curiosamente, muitos crackers se tornam hackers após serem pegos e punidos. Ir para o "lado claro da força" costuma ser mais compensador.
Motivações dos Crackers
Mas o que os crackers ganham ao invadir sites e prejudicar a vida de muita gente? As motivações podem variar bastante:
- Desafios pessoais: Alguns crackers buscam a emoção de invadir sistemas como um desafio.
- Lucro financeiro: Outros invadem sites para roubar dados, como informações financeiras, que podem ser vendidos.
- Descontentamento: Alguns crackers podem ter motivações políticas ou sociais, buscando protestar ou transmitir uma mensagem.
- Reconhecimento: A notoriedade na comunidade hacker pode ser uma recompensa para muitos crackers.